Rotas do Vinho
Vinhos da Estremadura
A cultura da vinha e a produção de vinhos na província da Estremadura têm uma tradição de muitos séculos, merecendo uma referência especial, pela notoriedade que tem vindo a evidenciar o Vinho Regional Estremadura.
É um vinho com indicação geográfica e que, por tal facto, mercê da possibilidade de utilização de um leque mais alargado de castas, como são os que ostentam o designativo de Denominação de Origem Controlada (DOC) de Arruda, Alenquer, Óbidos e Torres Vedras, produzidos na região Oeste, têm vindo a ser considerados pelos consumidores uma boa alternativa aos vinhos com marcada tipicidade.
E numa apresentação, ainda que sumária, dos produtos vinícolas da Estremadura, não pode deixar de ser referenciada a produção dos afamados licorosos e da reconhecida aguardente da Lourinhã, bem como, mais recentemente, de espumantes e do fresco e agradável vinho leve, particularmente adequado para acompanhar a gastronomia do mar que bordeja esta região.
O Oeste é a exuberância dos próprios tons com que se veste.
Ora fortes, ora suaves, ao ritmo do marulhar do mar e do ondular dos campos, aqui e ali ponteados pelo branco das vilas, das aldeias
e dos tradicionais moinhos de vento que marcam a paisagem.
São os grandes espaços que nos chamam para os valores da natureza e nos sussurram promessas de sedução, encontros com a espiritualidade, com os valores de que se constrói a memória dos homens.
Oeste, Terra de Vinhedos e de Mar.
Algures nos campos, erguem-se a voz, os instrumentos e o romance, na milenar cultura da vinha.
Mas se o prazer é, também, feito de mar, de praias e de sol, estes são atributos permanentes de uma viagem à descoberta desta Região.
Da terra e do mar tira o Oeste uma gastronomia rica e sã, cuja excelência dos vinhos o convidamos a descobrir em percursos tematicamente organizados.
Prove e confirme. O prazer é seu!