• en
  • fr
  • pt

Praias

Reserve agora


Praia do Baleal

O Oeste é uma área privilegiada sob muitos aspectos, um dos quais é o seu maravilhoso litoral, onde, a par de belas praias de areia fina se podem encontrar imponentes e escarpadas arribas, ou sítios inexcedíveis de beleza, como o arquipélago das Berlengas e a tranquila Lagoa de Óbidos.

Região com multiplicidade de cores, o verde dos seus extensos vinhedos, o azul do mar em simbiose com o dourado das suas praias. É um território, de luminosidade intensa, em que a costa maritima e o campo se interligam, oferecendo um clima muito ameno, ao longo de todo o ano.

A partir das Dunas de Salir do Porto, desfruta-se uma paisagem ímpar de beleza, pela estrada Atlântica em direcção à Lagoa de Óbidos. Este plano de água é um dos mais bonitos locais da costa ocidental de Portugal, e constitui um frágil ecossistema, onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. Até ao final da Idade Média a Lagôa estendia-se até ao sopé da Vila de Óbidos mas a evolução da linha da costa, numa constante mutação, limitou substancialmente o seu perímetro. Ainda assim, a lagoa tem uma extensão apreciável sendo local excepcional para a prática de diversos desportos como o remo, a vela e o windsurf.

 

Santa Cruz

Junto à Lagoa a Praia da Foz do Arelho, é um lugar onde a natureza nos brindou, com as suas excepcionais qualidades terapêuticas e um extenso areal, local de eleição para surfistas, as águas calmas e tranquilas da Lagôa são um encanto para as crianças. Na zona do pequeno cais, pode comprar toda a variedade de espécies que a Lagoa oferece, do berbigão às ameijoas, nesta praia encontra óptimas esplanadas e restaurantes, onde se pode deliciar com pratos de peixe, enguias fritas, ameijoas e a magnifica caldeirada da Lagoa.

Do lado Sul as Praias da Lapinha e do Rio Cortiço, no Bom Sucesso, são igualmente belos lugares de Veraneio. Aqui se inicia um extenso areal onde, no sítio da Praia d' El - Rey, o engenho do homem se aliou à natureza para a criação de um moderno "resort" onde sobressai um magnífico campo de golfe de 18 buracos, dos melhores do País com vista para o mar.

É de encantar a baía entre o Baleal e Peniche. Do lado Norte, a praia do Lagide é um local esplêndido para a prática do surf e bodyboard durante todo o ano. A praia do Baleal (lado Sul do istmo), é um extenso areal com águas mais tranquilas, dispõe de escolas de surf, campos de ténis, piscinas, discoteca e centro hípico.

Até Peniche observam-se mais de dois quilómetros de areia branca e fina , com um complexo de pequenas dunas. Esta praia é excelente para agradáveis passeios à beira mar.

 

Lagoa de Óbidos

A estrada para o Cabo Carvoeiro é um passeio inesquecivel, de características paisagísticas e formações geológicas raras e exóticas, exculpidas pelo Mar, são uma obra de arte do Tempo. O vasto panorama que se desfruta é um permanente espectáculo da natureza, com a Berlenga como fundo.

Peniche, terra de pescadores, tem uma magnifica gastronomia de Mar. É a excelência do peixe fresco, a caldeirada de Peniche, a célebre Lagosta Suada ou simplesmente uma bela sardinha assada.
Visite a Fortaleza de Peniche, e o seu Museu, os ateliers de renda de Bilros. O novo Porto de Recreio de Peniche é a base de empresas de desportos náuticos que têm na Berlenga um Santuário de pesca e mergulho.

 

Ilha das Berlengas

Impõe-se um passeio à Berlenga, ilha de um maravilhoso cenário natural, de águas calmas e cristalinas. Aliás a transparência e limpidez das águas que banham a Berlenga é uma constante e a mais notória característica. O mergulho é uma actividade de eleição. Surpreenda-se com o lindíssimo Forte de São João Baptista edificado no século XVII, autêntica jóia da arquitectura militar portuguesa.

A Ilha da Berlenga, Reserva Natural, sítio privilegiado de contacto com a natureza, é servida por diversas empresas que asseguram ligações e está dotada de algumas infra-estruturas necessárrias para receber o visitante.

Um grande areal, com mais de dois quilómetros, estende-se de Peniche até ao promontório da Consolação. No meio desta baía, no local chamado do Médão Grande, as ondas adquirem uma tal configuração que permitem belos efeitos na prática do surf e bodyboard, nomeadamente pelo facto das suas ondas serem tubulares, em que as cristas são de tal modo longas que criam espaços vazios, perfeitos tubos que pelos praticantes dessas modalidades são conhecidos por "super tubos", assim esta praia é muito frequentada por surfistas, provenientes dos mais diversos Países, durante todas as épocas do ano.

A Praia da Consolação é dotada de excelentes condições terapêuticas - numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o bem estar de numerosas pessoas que nela procuram, com satisfação, a cura dos seus males de origem reumática e óssea. Esse facto é único no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas.

 

Praia da Areia Branca

Descendo em direcção a Sul, pode encontrar muitas outras praias e enseadas, como S.Bernardino, Paimogo, Praia da Areia Branca, Porto Dinheiro, Ribamar, Porto Novo e Santa Rita.
Uma referência especial para a Praia da Areia Branca, muito apreciada, pelas suas excelentes condições. Bem perto, a zona de Porto de Barcas é o lugar ideal, pelos seus magnificos viveiros, para desfrutar de uma maravilhosa refeição de marisco, acompanhada de vinho leve, tendo o mar como fundo.

Nas arribas que se situam na costa da Lourinhã observa-se um extraordinário testemunho das profundas transformações geológicas que deram origem aos actuais continentes. Aqui foram encontrados grandes vestigios Jurássicos contendo hoje em dia um valorosíssimo repositório para estudos paleontológicos. Numerosos fósseis, ovos e embriões estão actualmente em exposição no interessante Museu da Lourinhã (GEAL).

 

Porto de Barcas

Na enseada de Porto Novo, para além da curiosa praia, encontra um "resort" turistico com Golfe, centro hípico e outros equipamentos. Pelas "escarpas da Maceira" que ladeiam o Rio Alcabrichel, admirável zona natural, descubra o complexo termal do Vimeiro.

Santa Cruz, é a Rainha das Praias do Oeste, tradicional local de veraneio, num ambiente mais cosmopolita, um conjunto de numerosas praias de distintas caracteristicas, belas no seu recorte natural, e muito aprazíveis, é um lugar de eleição para apreciadores de umas férias de Sol e Mar.

As auto-estradas A8 ( Lisboa-Leiria) e A15 ( Óbidos-Santarém -A1) tornam o acesso às Praias do Oeste extremamente fácil e agradável.

Hotel Marazul, Largo Padre José C. Leal, n.1, Serra D'el-Rei, Peniche 2525-810 Portugal     +351 262 909 640